Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Palestra sobre o Aleph

Tivemos na última aula, 27 de Maio de 2011, uma palestra sobre o Aleph, feita por um bibliotecário mestrando. Foram passadas muitas, muitas, muitas informações. Inclusive as modalidades do sistema adequado de acordo com as necessidades do usuário. Assim, temos: o Alephino,o Digitool, o Rosetta, o Primo entre outros.
Pessoalmente, o Roseta foi o qual mais me chamou a atenção, porque parece que ele consegue reconhecer no sistema aquelas obras que estão desgastadas e assim já cria uma cópia digital, isto é, é destinado para a preservação. Sua origem, segundo os palestrantes, é baseada na construção de coleções e de obras raras. Infelizmente, este não foi o tema central da palestra. Pois, foi nos apresentado essencialmente o Aleph e o Digitool.

O Primo é como se fosse o Google, entretanto, é destinado à acadêmicos. Então, a pesquisa é mais produtiva e rica. Permite encontrar os artigos que estão disponíveis na internet. Para tanto há o símbolo SFX indicando que a obra está online.
O que é interessante também é que numa pesquisa, numa busca, além de ser encontrado um assunto e o livro, são mostrados os livros vizinhos, como numa instante de livraria, em que o livro vizinho trata do mesmo assunto ou é do mesmo autor que você procura e que, portanto, pode interessar ao usuário também.
Uma das instituiçoes clientes do sistema disse que após o uso do Primo o número de pesquisa por dia mais que dobrou, de 4000 passou para 10200. O palestrante disse que um cliente potencial é a USP que está muito interessada na compra do software.
Os clientes do sistema são nomes fortíssimos: MIT, Harvard, Universidade do Porto. Os maiores clientes são bibliotecas de universidades.
A Petrobrás utiliza o Digitool para gerenciamento de dados. Há um recurso que permite visualizar imagens, há também o J2k Viewer e o EAD que trata de arquivar documentos digitais, não é nada relacionada ao ensino à distância.
O site do produto é: wwww.exlibrisgroup.com

Ao fim, a representante do sistema Sophia, a palestrante Patrícia, nos mostra, ao se pensar na comparação de ambos os softwares, que são muito bons, tanto o Sophia quanto o Aleph.

O contato do palestrante é: luiz@exl.com.br
O nome dele é Luiz Carlos F. dos Santos.
Eles trabalham na cidade de São Paulo. O Aleph é do Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário